Folha de S. Paulo


Obama nomeia Ashton Carter como novo secretário da Defesa

O presidente Barack Obama anunciou nesta sexta-feira (5) a nomeação de Ashton Carter para substituir Chuck Hagel como secretário de Defesa.

"Carter conhece o Pentágono por dentro e por fora", disse Obama na Casa Branca. "No primeiro dia, ele já vai estar pronto para agir."

Carter, 60, já foi o número dois do Pentágono entre 2011 e 2013, como subsecretário de Leon Panetta.

Carter disse ser uma honra e prometeu a Obama seu "conselho estratégico mais cândido".

Hagel não estava presente no anúncio. Carter "traz uma mistura única de perspectiva estratégica e de know-how técnico" , disse Obama.

Carter tem reputação de ser especialista em armas de alta tecnologia e orçamentos militares e expressou sua vontade de realizar reformas que busquem tornar mais eficiente a burocracia do Pentágono.

O nome de Carter como possível substituto ao cargo surgiu logo após a renúncia de Hagel. Nos últimos dias fontes oficiais confirmaram à imprensa sua indicação.

Antes de se tornar o número dois do Pentágono, Carter foi o chefe do departamento de compras de armamento, e liderou o corte orçamentário que começou em 2012 e que representará uma economia de US$ 500 bilhões em uma década.

Hagel, ex-senador republicano e veterano da Guerra do Vietnã, renunciou em 24 de novembro após menos de dois anos no cargo.

Durante seu mandato, Hagel teve grandes desavenças com assessores próximos a Obama sobre questões como o conflito sírio e o processo de transferência a outros países dos presos da prisão de Guantánamo.


Endereço da página: