Folha de S. Paulo


Reeleito, presidente colombiano quer fim da reeleição e mandato maior

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou aos parlamentares que tomaram posse neste domingo (20) que uma das prioridades de seu governo será acabar com a reeleição.

"Vamos eliminar a reeleição presidencial e estenderemos o mandato do presidente para cinco ou seis anos", disse Santos em seu discurso.

A medida, segundo ele, deve passar a valer a partir de 2018, quando acabará seu segundo mandato. Reeleito em maio, ele próprio toma posse em agosto.

"Que fique claro que esse aumento [de mandato] não vai beneficiar a mim, apenas aos meus sucessores", afirmou.

A Colômbia permite a reeleição desde 2004, quando o então presidente Álvaro Uribe promoveu uma polêmica emenda constitucional aprovada graças ao voto de dois parlamentares que acabaram presos.

Uribe se reelegeu em 2006 e quis disputar um terceiro mandato em 2010, mas a Corte Constitucional do país impediu. Foi eleito Santos, que foi beneficiado pela reforma e ganhou seu segundo mandato.

Em seu discurso deste domingo, Santos se comprometeu a estender a ampliação de mandato a prefeitos e governadores, bem como unificar o tempo de mandato para todos os cargos.

Guillermo Legaria/AFP
Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, discursa no Congresso com parlamentares recém-eleitos
Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, discursa no Congresso com parlamentares recém-eleitos

Endereço da página: