Folha de S. Paulo


Clérigo xiita pede governo de unidade no Iraque

O clérigo radical xiita Muqtada al-Sadr pediu nesta quinta-feira (26) a formação de um governo de unidade nacional no Iraque que tenha a participação de topa a população, sem divisões sectárias.

A declaração contraria o primeiro-ministro Nuri al-Maliki, que também é xiita. Ele é acusado de ter intensificado as divisões do país, formado por xiitas, sunitas e curdos

"O governo deve se comprometer a responder a demanda pacífica dos sunitas moderados que foram marginalizados e esquecidos" disse o clérigo, uma das principais lideranças xiitas do país.

Ele também pediu que sunitas e xiitas condenem as ações terroristas e façam um pacto de respeito.

O Iraque está em crise desde o início do mês devido aos ataques do grupo radical sunita Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL). A organização, que controla partes do país e da vizinha Síria, quer criar um califado islâmico na região.

O religioso também afirmou que "os setores externos, principalmente a força de ocupação [americana] e os países da região devem deixar de intervir nos assuntos internos do Iraque".

Nesta quinta, o Departamento de Estado dos EUA voltou a pedir a formação de um governo de unidade nacional. O ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, disse que isso deve ser feito "o mais rápido possível".


Endereço da página: