Folha de S. Paulo


Ministro polonês diz que aliança com EUA 'não vale nada', segundo revista

O ministro de Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski, considera que a aliança do país com os Estados Unidos "não vale nada" e é "perigosa" segundo uma suposta conversa que ele teve com o ex-ministro da Fazenda, Jacek Rostowski,.

O diálogo entre os dois teria ocorrido em um restaurante de Varsóvia e sido gravado por um empresário, que repassou a conversa a "Wprost". A publicação divulgou neste domingo (22) trechos do diálogo. O governo não confirmou a autenticidade da gravação.

A Polônia é um dos principais aliados dos EUA no Leste Europeu –Barack Obama visitou o país recentemente. A revelação da conversa acontece em um momento em que Varsóvia tem pedido a Washington maior empenho contra a Rússia.

"Você sabe que a aliança Polônia e EUA não vale nada.", disse Sikorski segundo a publicação. "Ela é muito perigosa porque cria uma falsa sensação de segurança... bobagem completa".

Ele diz ainda que a Polônia fez sexo oral nos Estados Unidos em troca da aliança.

O governo polonês disse que só vai comentar depois que a revista revelar todo o conteúdo da conversa, o que deve ocorrer nesta segunda-feira (23). O Departamento de Estado dos EUA também não falou sobre o assunto.


Endereço da página: