Folha de S. Paulo


Atriz holandesa renuncia a cargo no Unicef após tuíte polêmico

A atriz e modelo holandesa Nicolette van Dam renunciou ao cargo de embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) depois de provocar revolta em internautas da Colômbia por causa de um post no Twitter.

Van Dam retuitou uma montagem de intenção satírica em que os jogadores colombianos Radamel Falcao (que, lesionado, não veio para a Copa no Brasil) e James Rodríguez aparecem "cheirando" a linha da barreira nas cobranças de falta, feita pelo árbitro com spray, como se fosse cocaína.

Diante da repercussão negativa nas redes sociais e fora delas –a embaixadora da Colômbia na ONU, María Emma Mejía, chegou a anunciar que pediria ao Unicef o desligamento da atriz– Van Dam publicou um comunicado em que pede desculpas e renuncia ao cargo, que ocupava desde 2010.

"Não queria ofender nenhum jogador, e ofereço minhas mais profundas desculpas", escreveu a atriz no comunicado, reproduzido pelo jornal colombiano "El Tiempo".

"No contexto da Copa, há muitas piadas envolvendo as equipes que circulam pelas redes sociais, e meu retuíte não foi por mal. Diante dos amplos efeitos negativos (...), é com muita dor e tristeza que renuncio imediatamente ao cargo de embaixadora do Unicef na Holanda", acrescentou.

Van Dam, 30, já foi apresentadora de canais de TV como a MTV holandesa. Recentemente, outro ator, o comediante britânico Russell Brand, publicou no seu Twitter foto de um torcedor da Colômbia fantasiado de tigre com o comentário "cocaína é boa para aumentar a confiança". Brand também pediu desculpas aos colombianos.


Endereço da página: