Folha de S. Paulo


Cidade polonesa exibe estátua verde fluorescente de Lênin urinando

Uma estátua de Vladimir Lênin voltou a adornar a cidade polonesa de Nowa Huta construída durante o regime comunista, segundo reportagem dos jornais britânicos "Telegraph" e "Independent".

Todavia, ao invés de encontrar o líder soviético em uma pose dramática concebido para inspirar a revolução, a nova estátua de Lênin é de cor verde fluorescente e retrata o comunista urinando, com uma fonte de água fornecendo os efeitos necessários.

Construída pelo governo comunista do pós-guerra da Polônia, a cidade industrial de Nowa Huta foi planejada para subjugar intelectualmente a cidade de Cracóvia e ostentava uma enorme estátua do líder russo caminhando na avenida principal.

Reprodução
Reprodução do site do jornal britânico
Reprodução do site do jornal britânico "Independent" mostra a nova estátua fluorescente e urinando de Lênin

Para consternação do governo, no entanto, ao invés de se tornar um brilhante exemplo do progresso comunista, os trabalhadores da Nowa Huta resistiram às tentativas de torná-los socialistas e tentaram até explodir a estátua original de Lênin, em 1979. Como não tinham explosivos suficientes só conseguiram danificar os pés do russo.

FONTE DO FUTURO

Chamado de "Fonte do Futuro", a estatua verde brilhante Lênin foi instalada em Nowa Huta como parte de um festival de arte e também foi projetada para estimular o debate sobre qual estátua deve ficar permanentemente no mesmo local.

Bartosz Szydlowski, um dos criadores do novo Lênin, também disse que a estátua iria mostrar às pessoas que Nowa Huta não é apenas uma cidade "cinza e sombria" e que seus habitantes tem "senso de humor".

De acordo com a imprensa polonesa, a estátua se tornou uma atração local.

O Lênin original foi removido no final de 1989, após o colapso do comunismo na Polônia, e agora reside em Estocolmo após ter sido comprado por um milionário sueco em 1992.


Endereço da página: