Folha de S. Paulo


Dilma recebe Bachelet e assina acordo de troca de informações sobre ditadura

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira (12) no Palácio do Planalto a presidente do Chile, Michelle Bachelet, que visita o Brasil pela primeira vez desde a sua posse, no início do ano.

O encontro foi breve, já que tanto Dilma quanto Bachelet irão para São Paulo ainda nesta manhã para os eventos por ocasião da abertura da Copa do Mundo no país.

Ambas assinaram acordo para intercâmbio de informações sobre violações aos direitos humanos durante a ditadura militar nos dois países. Segundo o Itamaraty, o memorando contribuirá para as investigações da Comissão Nacional da Verdade, que apura atividades do Estado durante o regime.

"Quero dizer que eu e a Bachelet estamos muito felizes com a assinatura, porque, como ela disse, 'nós somos testemunhas vivas desse processo'", disse Dilma rapidamente.

Também foi assinado acordo entre a Confederação Nacional da Indústria e a Sociedade de Fomento Fabril para desenvolvimento de estratégias de infraestrutura e logística, com vistas ao crescimento do comércio bilateral.

Não houve declaração formal à imprensa depois do encontro.


Endereço da página: