Folha de S. Paulo


Cerimônia de canonização de papas é exibida no cinema em São Paulo

À primeira vista aquela era uma sessão de cinema como as outras: grupos de amigos dividiam sacos de pipoca, adolescentes na última fileira da sala comiam sanduíches e tomavam refrigerante. Mas em vez de um filme, o público aguardava a exibição da cerimônia de canonização dos papas João 23 e João Paulo 2º.

Na sala 7 do cinema do shopping Metrô Santa Cruz –que atualmente exibe o filme nacional "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho"–, às 12h deste domingo (27), 90 pessoas assistiam, sem legendas, às três horas de evento, iniciado às 5h no Vaticano.

Esta foi a primeira vez que uma cerimônia de canonização foi exibida nos cinemas. Mais de 20 países –entre eles Estados Unidos, México, Líbano e Croácia– acompanharam a transmissão.

Marlene Bergamo/Folhapress
Público assiste à cerimônia de canonização dos papas João 23 e João Paulo 2º no cinema do shopping Metrô Santa Cruz, em SP
Público assiste à cerimônia de canonização dos papas João 23 e João Paulo 2º no cinema do shopping Metrô Santa Cruz, em SP

Maria da Penha da Silva, 70, estava na plateia do Metrô Santa Cruz para prestigiar João Paulo 2º, a quem atribui a cura de um problema no seu joelho. "Fui vê-lo quando ele visitou o Brasil. A presença dele era impressionante, parecia que ele estava muito perto da gente. Ele era um exemplo", conta.

Ela estava acompanhada de Elza Santos, 87. "Eu sempre sonho com o João Paulo 2º", conta ela. "Quando eu soube que ele ia ser canonizado, pedi para ele me dar uma graça. Depois disso apareceram três cruzes na minha toalha."

A última fileira da sala era ocupada por um grupo de 11 amigos com idades entre 18 e 25 anos, que se conhecem da Diocese de Campo Limpo.

"Achei a cerimônia sensacional. É muito bonito ver que a mesma fé que professamos aqui é professada no mundo todo", diz Lucas Silva, 19.

O grupo foi para o Rio de Janeiro, em julho do ano passado, para a Jornada Mundial da Juventude, que teve a presença do papa Francisco. "Não tenho nem palavras para descrever a emoção que foi ver o papa", conta Grazieli Anjos, 21.

Desacompanhada na plateia, Terezinha Barroso, 80, ficou até o fim da exibição no cinema, quando a cerimônia já havia acabado e a tela mostrava imagens do papa Francisco cumprimentando pessoas de seu papamóvel.

"A cerimônia foi maravilhosa. A canonização foi muito merecida. João Paulo 2º já é santo para mim há muito tempo. Já tenho a imagem dele lá em casa."

Antes de o papa Francisco aparecer na tela e a cerimônia começar oficialmente, o público conversava bastante. "Olha a nossa bandeira!", comentou alguém ao ver um grupo de brasileiros na praça São Pedro. "Bento!", tietou um rapaz ao ver Bento 16 entre os presentes na cerimônia.

Foi só o papa aparecer, no entanto, que a sala ficou em silêncio –quebrado apenas por um leve ronco quando o evento estava terminando.

Durante a projeção, algumas pessoas tentaram filmar as imagens, mas foram impedidas por funcionários do cinema.


Endereço da página: