Folha de S. Paulo


Queda de helicóptero mata cinco militares da Otan no Afeganistão

Cinco militares da Otan no Afeganistão morreram neste sábado na queda de um helicóptero no sul do país asiático, informou a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) em comunicado.

Na nota, a Isaf explicou que estão sendo investigadas "as circunstâncias para determinar mais dados" e, como é habitual, não especificou a nacionalidade dos mortos nem o local exato onde caiu o aparelho.

Os acidentes com aeronaves das forças internacionais são relativamente frequentes em território afegão, especialmente de helicópteros, pois grande parte dos deslocamentos de seus soldados no interior do país se realizam desta maneira.

A maior catástrofe aérea sofrida até o momento pela Isaf no país centro-asiático aconteceu em agosto de 2011 quando 30 soldados dos Estados Unidos morreram na região central do Afeganistão na queda de um helicóptero durante uma operação contra o Taleban.

O processo de retirada das tropas internacionais no Afeganistão está em andamento e deve terminar no final de 2014. A saída dos soldados, no entanto, não deverá deter a violência no país asiático.


Endereço da página: