Folha de S. Paulo


Ataques de carros-bomba deixam ao menos nove mortos em Bagdá

Pelo menos nove pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas neste domingo em dois atentados envolvendo carros-bomba que ocorreram em Bagdá.

Um dos ataques aconteceu em uma rodoferroviária próxima de um centro de recrutamento do Exército e teve como alvo uma plataforma da qual partem veículos rumo a regiões do país com maioria alauita (um braço do islã xiita). Cinco morreram. Houve incêndio e vários veículos foram destruídos.

O segundo ataque ocorreu perto da praça Aden, no distrito de Kadhimiya, de maioria xiita, no norte de Bagdá. Quatro morreram.

Em outros ataques registrados no resto do país, uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas na explosão de uma bomba caseira na província de Diyala, a nordeste de Bagdá.

Já na cidade de Bikhi, ao norte da capital, um oficial da polícia foi morto por homens armados. Além disso, um jornalista e seu motorista ficaram gravemente feridos por causa da explosão de uma bomba colocada em seu carro, no campus da Universidade de Mossul (a 400 km de Bagdá).

O Iraque sofre um aumento dos casos de violência étnica e dos atentados terroristas, que causaram em 2013 a morte de 8.868 pessoas, das quais 7.818 eram civis, segundo números da ONU.

Os EUA já anunciaram que acelerarão o envio de aviões não tripulados (drones) e que estudam o envio de mísseis Hellfire ao país ainda neste ano.


Endereço da página: