Folha de S. Paulo


Folha registrou a vida de Mandela da prisão à aposentadoria

Desde que foi libertado em fevereiro de 1990, após 27 anos de prisão, o sul-africano Nelson Mandela sempre esteve presente nas páginas da Folha.

No ano seguinte, o jornal trouxe entrevista com o líder da luta contra o apartheid na ocasião de sua visita ao Brasil e também relatou, em 1993, a entrega do Prêmio Nobel da Paz a Mandela e ao presidente da África do Sul, Frederik de Klerk.

Mandela tornou-se, depois, o primeiro presidente negro e primeiro eleito após o fim do apartheid na África do Sul. Dois anos depois, ele obteve o divórcio de Winnie, após 38 anos de casamento e de quem estava separado desde 92. Em anos anteriores, ela foi acusada de ter ordenado tortura e morte de inimigos políticos durante o apartheid.

Pouco depois, Mandela assumiu e oficializou relacionamento com Graça Machel, viúva do herói da independência de Moçambique, Samora Machel.

O líder sul-africano deixou o poder em 1999. Ele escolheu como seu sucessor Thabo Mbeki, que foi o mais votado naquele ano. E, em 2004, Mandela anunciou sua retirada da vida pública para se dedicar à família, abrindo apenas uma exceção em 2009, quando ajudou a eleger Jacob Zuma para a Presidência.

Depois, Mandela fez rápida aparição na final da Copa do Mundo de 2010.


Endereço da página:

Links no texto: