Folha de S. Paulo


ONU votará criação de dia contra violência aos jornalistas

A Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) deverá votar nesta terça-feira a criação do dia internacional contra a impunidade dos crimes contra jornalistas. Se aprovada, a data deverá ser celebrada em 2 de novembro.

O dia lembrará a morte dos dois jornalistas franceses da Radio France, Ghislaine Dupont e Claude Veron, assassinados por um pequeno grupo de homens armados em Kidal, no norte do Mali, no início deste mês. A ação foi reivindicada pelo grupo terrorista Al Qaeda no Magreb Islâmico.

A proposta foi feita pelo ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, que considera a data simbólica e mais uma oportunidade para o combate a crimes contra jornalistas.

"Por décadas, o status de jornalista protegeu os profissionais, um pouco como a Cruz Vermelha. Mas hoje, este mesmo status os expõem. Para a defesa do direito de informar e de ser informado, é necessário garantir a ocupação do jornalista e de ser extremamente duro quando são identificados ataques e crimes contra eles".


Endereço da página: