Folha de S. Paulo


Primeiras eleições municipais no Kosovo são interrompidas após ataques de extremistas

A votação em vários colégios eleitorais em Mitrovica, cidade do norte do Kosovo e de maioria sérvia, foi suspensa depois de extremistas sérvios destruírem o material eleitoral e causarem outros estragos.

O Kosovo foi às urnas neste domingo (3) para renovar as assembleias municipais, um teste para a implementação do acordo de normalização das relações com Belgrado, capital da Sérvia, evento acompanhado de perto pela União Europeia.

Estes foram os primeiros pleitos em todo o território.

Os extremistas invadiram um edifício que hospeda 16 dos 33 colégios eleitorais da cidade no mesmo momento que um grande grupo de eleitores votava, segundo fontes. A polícia kosovar interveio com gás lacrimogêneo e a votação foi suspensa.

Os representantes da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que supervisionam o processo eleitoral, foram retirados do local após o incidente, que não teve feridos.

Os atos de intimidação aos eleitores e a pouca participação no norte do Kosovo, habitado por sérvios, ofuscaram as eleições municipais kosovares realizadas neste dominfo (3) e que determinarão o futuro das aspirações europeias de Belgrado e Pristina.

Faltando somente quatro horas para o fechamento das urnas, a taxa de de participação não havia passado dos 13%

O vice-primeiro-ministro da Sérvia, Aleksandar Vucic, pediu à comunidade internacional que permita que a Sérvia intervenha durante 45 minutos em Mitrovica para pôr em ordem a situação depois do ataque dos extremistas nos colégios eleitorais, informou a agência de notícias sérvia "Tanjug".


Endereço da página:

Links no texto: