Folha de S. Paulo


Carros-bomba explodem e matam pelo menos 42 pessoas no Iraque

Pelo menos 42 pessoas morreram e 128 ficaram feridas neste domingo em uma série de atentados com carros-bomba em diferentes pontos de Bagdá e Mossul, no norte do Iraque, informou à Agência Efe uma fonte da polícia.

Na capital iraquiana, pelo menos trinta pessoas morreram e 88 ficaram feridas pela explosão de oito carros-bomba em mercados populares.

O ataque mais violento aconteceu em Abur Chir, onde pelo menos seis pessoas morreram e quatorze sofreram ferimentos pela detonação de um carro-bomba em um mercado.

Ataques similares ocorreram nos distritos de Sabaa al Bur, Al-Hurriya, Shab, Al Mashtal, Al Baya e Nahrauan.

Em Mossul, capital da província de Ninawa, pelo menos sete pessoas perderam a vida e 39 ficaram feridas pela explosão de uma bomba em um banco, onde havia militares aposentados recebendo suas pensões.

Além disso, três soldados morreram e um ficou ferido pela explosão de uma bomba na passagem de uma patrulha pela região de Al Rashidia, no norte de Mossul. E dois pedreiros morreram baleados por um grupo armado em Sukar, no leste da cidade.

Ontem, pelo menos dezessete pessoas morreram e quinze ficaram feridas em ataques registrados em diversas zonas do Iraque, a maioria ao norte de Bagdá, informaram fontes do Ministério do Interior.

O terrorismo e a violência religiosa aumentaram no Iraque nos últimos meses, os mais violentos em cinco anos, com ataques frequentes contra as forças de segurança e os xiitas.


Endereço da página: