Folha de S. Paulo


Polícia irlandesa encontra família cigana com menina loira de olhos azuis em Dublin

A polícia irlandesa retirou de uma família cigana que vive em Dublin a custódia de uma menina de sete anos, loira e com olhos azuis, segundo informou nesta terça-feira a emissora pública RTE.

A criança foi encontrada em uma residência no distrito de Tallaght, oeste da capital irlandesa, após a polícia receber uma denúncia anônima.

Segundo a versão da emissora, os supostos pais asseguraram aos policiais que a criança era sua filha, mas a explicação e a documentação não os convenceram e por isso a retiraram da casa de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1991.

Aparentemente, a menor se encontra sob o cuidado do Serviço de Saúde irlandês, que já solicitou perante a Justiça do país uma ordem de tutela temporária.

Agora, a Gardaí, como é conhecida a polícia irlandesa, pretende fazer um exame de DNA para concluir se a menina é filha do casal.

Este caso ocorre após a polícia da Grécia ter encontrado, na quarta-feira passada, em um acampamento cigano no centro do país, uma menina com traços escandinavos chamada de Maria.

O casal de ciganos que se passava por pais da menina, Eleftheria Dimopoulou, 41, e Christos Salis, 39, continuam detidos depois que os testes de DNA demonstraram que a menina não é filha deles.

Os dois negaram, durante cinco horas de depoimento, que tenham sequestrado a menina.

A polícia trabalha com várias hipóteses --desde tráfico de crianças, esquema para obter benefícios sociais ou simples adoção ilegal.


Endereço da página: