Folha de S. Paulo


Avanços do Irã no tema nuclear 'são insuficientes', dizem EUA

Os avanços verificados com o novo presidente do Irã, Hassan Rohani, "claramente são insuficientes" para dar segurança à comunidade internacional sobre o programa nuclear de Teerã, estimou nesta sexta-feira Ben Rhodes, conselheiro de Segurança Nacional da presidência americana.

Rhodes admitiu o tom conciliador empregado por Rohani desde sua posse, em março passado, mas afirmou que tais declarações "claramente são insuficientes para responder às preocupações da comunidade internacional" sobre o programa nuclear iraniano, que segundo Washington e seus aliados é uma fachada para desenvolver a bomba atômica.

O conselheiro destacou que não há qualquer encontro previsto entre Obama e Rohani, que estarão na próxima semana em Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas.

Rhodes reafirmou a posição da Casa Branca de que os Estados Unidos esperam "atos concretos" de Teerã sobre o tema nuclear antes de considerar discussões bilaterais diretas.

"Também pensamos que os meios para se resolver esta questão (nuclear) envolvem o grupo dos seis" países que negociam com o Irã: EUA, Rússia, França, Grã-Bretanha e China - membros permanentes do Conselho de Segurança - e Alemanha.


Endereço da página: