Folha de S. Paulo


Atentado contra micro-ônibus na Síria deixa 14 mortos

Pelo menos 14 civis foram mortos em um atentado a bomba nesta quinta-feira contra um micro-ônibus, no noroeste de Homs, no centro da Síria, de acordo com um registro do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Várias cargas explosivas foram acionadas na passagem do micro-ônibus na estrada que liga Homs a cidades alauítas. Quatorze pessoas morreram, quando um dos ônibus foi atingido", afirmou o OSDH em um novo balanço.

Já a agência síria de notícias Sana informou que há nove vítimas fatais, e acusou os "terroristas" de terem cometido o ataque. O termo é usado para designar os rebeldes.

Os alauítas são a comunidade religiosa do presidente sírio, Bashar al-Assad, minoritária no país.

Em conversa por telefone, o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, acrescentou que o atentado foi acompanhado de bombardeios e trocas de tiros em Jabbourin, uma das cidades alauítas do noroeste de Homs, que deixaram seis mortos entre os membros dos Comitês Populares e um número ainda indeterminado de vítimas entre os rebeldes.

A localidade de Al-Houla, no mesmo setor, também sofreu um bombardeio das forças regulares que deixou quatro mortos, entre eles três crianças, além de vários feridos, segundo o OSDH.

Oito rebeldes foram mortos mais ao norte nos confrontos com as tropas do regime em Kafarnane, um povoado alauíta, segundo o OSDH.


Endereço da página: