Folha de S. Paulo


Holanda é declarada culpada por morte de três islâmicos em Srebrenica

O Tribunal de Justiça da Holanda declarou nesta sexta-feira o Estado holandês responsável pela morte de três muçulmanos bósnios, mortos em 1995 durante o massacre de Srebrenica, na Bósnia. As vítimas foram expulsas da base dos soldados holandeses que participavam de missão da ONU.

Os três muçulmanos mortos são o eletricista Rizo Mustafic, e o pai e o irmão do intérprete Hasan Nuhanovic, bósnios que trabalhavam no quartel das tropas de paz holandesas. A família de Mustafic e o intérprete foram os autores da ação judicial.

Para o magistrado responsável pelo caso, Floris Bakels, eximir Haia de qualquer responsabilidade significaria que "a justiça não teria praticamente nenhuma chance de julgar as intervenções armadas". "É inaceitável!", considerou.

Após a divulgação do veredicto, os familiares das vítimas começaram a chorar e se abraçaram. "Sinto-me muito aliviada", declarou Alma Mustafic, a filha do eletricista assassinado. "É muito difícil fazer um luto, mas espero que esta decisão nos ajude", acrescentou.

"É fantástico, realmente genial", disse Hasan Nuhanovic, acrescentando: "Ainda é muito cedo para descrever exatamente o que sinto neste momento".


Endereço da página: