Folha de S. Paulo


Funcionário chinês adepto de relógios de luxo é julgado por corrupção

Um funcionário público chinês cujo apreço pelos relógios de luxo foi denunciado através de fotos nas redes sociais, foi levado a um tribunal na sexta-feira (30) para responder a acusações de corrupção, informou o tribunal.

Apelidado de "Irmão Relógio" na internet, Yang Dacai, ex-diretor do Serviço de Fiscalização de Segurança da província de Shaanxi, no norte da China, foi destituído de seu cargo pelo Partido Comunista em 2012 por faltas graves de disciplina. Os problemas de Yang começaram em agosto de 2012 quando foi fotografado com um grande sorriso no rosto no local de um acidente em um ônibus e um caminhão-tanque que causou 36 mortos, em sua região.

Apesar de ter pedido desculpas, ele se tornou o alvo principal dos internautas chineses que se comunicam por meio da rede social Weibo (o Twitter da China), onde diversas fotos foram postadas para mostrar que Yang era dono de pelo menos 11 relógios de marcas finas, avaliados em um total de dezenas de milhares de euros. O julgamento de Yang Dacai começou e terminou na sexta-feira, disse à France Presse um funcionário do tribunal de Xian, a capital de Shaanxi. A acusação contra Yang era a de possuir terrenos e propriedade no valor de 5,04 milhões de yuan (R$ 1,96 milhão) cuja procedência ele não tem como explicar, e de ter aceitando 250 mil yuan (R$ 97 mil) em subornos, informou a rede pública de TV chinesa CCTV na internet.

O antigo funcionário não negou as acusações e o tribunal divulgará seu veredicto em data posterior, segundo a mesma fonte. Durante a audiência, o promotor insistiu em que a família de Yang controlava ativos em valor muito superior ao que os ganhos dele como funcionário público permitiriam acumular, informou a agência oficial de notícias Xinhua. Nas redes sociais, se multiplicavam os comentários sobre as imagens de Yang no tribunal, sentado entre dois policiais e com uma espécie de sorriso nos lábios. "Ele continua sorrindo, mesmo no tribunal. Parece que o 'Irmão Relógio' tem um sorriso como o da Mona Lisa", comentou um internauta.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: