Folha de S. Paulo


Quase metade dos britânicos querem país fora da UE, diz pesquisa

Quase a metade dos britânicos querem que o país deixe a UE (União Europeia), apontou uma pesquisa encomendada pelo jornal "The Telegraph".

O levantamento mostra que 46% dos entrevistados são contra a permanência do Reino Unido no bloco, enquanto 30% são a favor. Trata-se da porcentagem mais elevada de britânicos que apoiam a saída do país da UE já verificada em pesquisas recentes.

Segundo o levantamento, 44% se disseram a favor da realização de um referendo sobre o tema imediatamente, enquanto 29% preferem esperar até 2017, promessa feita pelo primeiro-ministro David Cameron caso vença as eleições de 2015.

O premiê é apontado como o líder mais confiável para negociar com a UE em nome do Reino Unido, de acordo com 31% dos entrevistados, à frente de Nigel Paul Farage, do partido anti-europeu UKIP, e do Trabalhista Ed Miliband (ambos apoiados por 18% dos entrevistados). Apenas 4% preferem o liberal Nick Clegg.

Os números revelam que mais britânicos estão fazendo eco ao desejo dos conservadores. Na última semana, pelo menos nove ministros do governo de Cameron afirmaram que votariam "não à UE".

Na quarta-feira, o parlamento britânico rejeitou em uma votação apertada uma lei que garantiria a realização imediata do referendo. O fato ocorreu após a legenda UKIP ter despontado nas recentes eleições municipais e se estabelecido como a terceira força política no Reino Unido.


Endereço da página: