Folha de S. Paulo


Cicciolina retoma carreira política e se candidata a vereadora de Roma

A ex-atriz pornô naturalizada italiana Ilona Staller, conhecida como Cicciolina, apresentou hoje sua candidatura a Câmara dos Vereadores nas eleições municipais de Roma pelo Partido Liberal Italiano (PLI). As eleições serão realizadas em maio.

"Estou muito feliz por fazer parte desta festa maravilhosa. São 30 anos que eu faço política, o meu será um programa liberal, libertário e ambientalista", declarou, por meio de um comunicado.

No programa da ex-atriz pornô, 61, ela defende a liberalização da prostituição, a liberalização das drogas leves para terapias, o reconhecimento dos casais homossexuais e a luta contra a superlotação nas prisões.

Ela concorreu pela primeira vez ao Parlamento italiano em 1979, pelo Partido Verde, e foi deputada entre 1987 e 1992, pelo Partido Radical --sua carreira no cinema pornô começou em 1983. Em 1991, Cicciolina se ofereceu para fazer sexo com Saddam Hussein para que ele evitasse a Guerra do Golfo. A proposta foi refeita em 2002, um ano antes da invasão do Iraque pelos EUA.

Roberto Barreti-5.ago.2004/AFP
Cicciolina apresenta seu livro de memórias em Milão
Cicciolina apresenta seu livro de memórias em Milão

Endereço da página: