Folha de S. Paulo


Em telegrama, Colégio de Cardeais agradece a papa emérito Bento 16

O Colégio de Cardeais enviou nesta terça-feira um telegrama de agradecimento ao papa emérito Bento 16, que renunciou na última quinta (28). O envio da carta foi anunciado na segunda (4) pelo decano do grupo, Angelo Sodano.

Data do conclave continua indefinida
Análise: Conclave deve ser influenciado por fator surpresa
Cardeais deverão debater acusações contra a igreja

Na carta, os cardeais saúdam Bento 16, com "a expressão da renovada gratidão" por seu papado e pelo exemplo "de generosa solicitude pastoral para o bem da Igreja [Católica] e do mundo".

A carta foi assinada por Sodano e enviada à residência de verão dos papas, em Castel Gandolfo, onde Bento 16 está hospedado desde sua renúncia. O papa emérito ficará no local por dois meses, até que seja concluída a reforma do convento Mater Ecclesiae, no Vaticano, local onde ficará em clausura até sua morte.

Nesta terça, a cúpula da Igreja Católica não conseguiu decidir sobre a data de início do conclave, devido à ausência de cinco cardeais eleitores, que ainda não chegaram a Roma. Já foram realizadas três congregações gerais, mas para que a eleição comece é necessário a presença dos 115 cardeais votantes.

O mais provável é que o conclave tenha inicio no dia 11, próxima segunda-feira, quanto todos os cardeais certamente já estarão presentes.

"O tema [data do conclave] continua completamente aberto, não teve nenhuma decisão, mas o motu proprio [decisão do papa Bento 16, antes da renúncia, que possibilitou a antecipação da eleição] já foi discutido", disse agora pouco o porta-voz da Santa Se, Federico Lombardi.

A indicação, no entanto, de que o processo de escolha está para começar já foi dado. A partir da tarde desta terça-feira a Capela Sistina se fecha para os turistas e passa a ser preparada para receber os 115 cardeais.

Leia a íntegra da mensagem:

À sua santidade
Papa emérito Bento 16
Castel Gandolfo

"Os Padres Cardeais reunidos no Vaticano para as Congregações gerais em vista do próximo Conclave enviam a Sua Santidade uma uníssona saudação com a expressão da renovada gratidão por todo o luminoso ministério petrino de Sua Santidade e pelo exemplo dado de uma generosa solicitude pastoral para o bem da Igreja e do mundo.

A gratidão dos Cardeais quer representar o reconhecimento de toda a Igreja pelo incansável trabalho de Sua Santidade na vinha do Senhor.

Os membros do Colégio Cardinalício confiam, enfim, nas orações de Sua Santidade pelos cardeais, assim como por toda a Santa Igreja".

Cardeal Angelo Sodano
Decano do Colégio de Cardeais


Endereço da página:

Links no texto: