Folha de S. Paulo


Cardeal indonésio desiste de participar de conclave, diz agência

Um cardeal da Indonésia desistiu de participar do conclave que elegerá o próximo papa. A informação foi dada nesta quinta-feira pela agência de notícias AsiaNews, que é veiculada ao Vaticano.

Entenda como funciona a transição na Igreja
Corrupção e promiscuidade motivam renúncia
Bento 16 deverá baixar normas para a eleição
Análise: 'Progressistas' têm pouca habilidade
História dos papas anteriores a Bento 16 é contada em exposição

De acordo com a agência, o cardeal Julius Darmaatjadja, 78, bispo emérito de Jacarta, afirmou que está com problemas de visão e que, como não pode permanecer acompanhado de um assistente durante as audiências na Capela Sistina, prefere não participar.

Darmaatjadja vive em um alojamento jesuíta para religiosos anciãos, na ilha de Java, há dois anos, desde que atingiu o limite de idade da arquidiocese, que é de 75 anos.

Com isso, cai a 116 o número de cardeais aptos a votar --ou seja, com menos de 80 anos até dois dias antes do início do processo. O conclave que elegeu o cardeal alemão Joseph Ratzinger tinha 115 membros.

O Colégio Cardinalício ainda precisa aprovar a renúncia, mas isso foi feito em casos semelhantes, no passado.

O conclave ainda não possui data para acontecer, mas os boatos indicam que será o próximo 10 de março. O papa Bento 16 deverá publicar nos próximos dias um decreto com regras para a eleição, e a expectativa é que o texto inclua a data de início.

Bento 16 renuncia no próximo dia 28.


Endereço da página:

Links no texto: