Folha de S. Paulo


Ilhas Salomão sofrem segundo forte terremoto em três dias

Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu as Ilhas Salomão nesta sexta-feira. O tremor aconteceu apenas dois dias após outro terremoto, de escala 8, deixar 13 pessoas mortas e devastar povoados na costa deste arquipélago do Pacífico. Não há registro de mortos.

Desta vez, não há risco de ocorrer outro tsunami, afirmou o Centro de Alerta de Tsunamis do Oceano Pacífico. Na última quarta-feira (6), uma onda de até cinco metros atingiu as ilhas após o tremor de terra.

Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), o tremor ocorreu novamente próximo às ilhas Santa Cruz, que fazem parte do território das Ilhas Salomão, a uma profundidade de 9 km.

Vários tremores secundários atrapalharam as operações de socorro nas Ilhas, depois do terremoto da última quarta-feira, e as ilhas ainda apresentam muitos problemas devido ao último tremor, agravado com o desta sexta.

Vinte aldeias desapareceram e cerca de 6.000 pessoas perderam suas casas em Ndende, que foz parte dessas ilhas do Pacífico situadas ao nível do mar, com um relevo baixo e ameaçadas pela cheia do oceano.

As Ilhas Salomão ficam sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica atingida por cerca de 7.000 tremores todos os anos.


Endereço da página: