Folha de S. Paulo


Senado americano aprova John Kerry como novo secretário de Estado

O senador democrata John Kerry ganhou, nesta terça-feira, a aprovação do Senado, por 94 votos a 3, para substituir Hillary Clinton no cargo de secretário de Estado americano. Mais cedo, Kerry havia sido aprovado, por aclamação, na Comissão das Relações Exteriores da Casa, da qual fez parte nos últimos quatro anos.

Kerry, 69, é um condecorado veterano da Guerra do Vietnã e, em 2004, perdeu a disputa pela Presidência para George W. Bush (2001-2009).

Jonathan Ernst-24.jan.13/Reuters
O senador democrata John Kerry, indicado por Barack Obama a secretário de Estado, passa por sabatina no Senado
O senador democrata John Kerry, indicado por Barack Obama a secretário de Estado, passa por sabatina no Senado

Enquanto isso, Hillary se prepara para deixar para trás a diplomacia, um mês após superar um traumatismo que a manteve internada vários dias e usando grossos óculos para diminuir a visão dupla provocada por uma pancada na cabeça após uma queda.

"Esta [ser secretária de Estado] foi a honra mais extraordinária possível", disse em entrevista conjunta com o presidente Barack Obama que o canal CBS transmitiu no domingo (27). "E vou sentir muitas saudades."

Os 112 países que visitou a tornaram a chefe de diplomacia americana com percurso mais extenso da história, mas o acidente em dezembro lhe obrigou a cancelar uma viagem e a deixou só às portas de bater o recorde de milhas da antecessora, Condoleezza Rice.

O único plano para o futuro que revelou, descansar e dedicar-se à família, anuncia para muitos um claro prelúdio de uma corrida presidencial em 2016.


Endereço da página: