Folha de S. Paulo


BC do Reino Unido mantém taxa de juros e nível de compra de títulos

O Banco da Inglaterra (banco central do Reino Unido) manteve nesta quinta-feira sua taxa de juros e a política de não aumentar as compras de títulos do governo para aumentar a liquidez dos papéis.

A decisão foi tomada pela instituição apesar do risco de uma nova recessão na economia britânica. Desse modo, a taxa básica de juros permanece em 0,5% e o volume de títulos comprados pelo governo se mantém em 375 bilhões de libras (R$ 1,28 trilhão).

A ata da reunião que definiu a manutenção dos juros será divulgada no dia 23. A decisão era esperada pelos economistas consultados pela agência de notícias Reuters, apesar da divisão sobre a retomada da compra de títulos no futuro.

No entanto, esperam que essa ação seja tomada apenas após a divulgação do próximo relatório de avaliações econômicas trimestrais, em fevereiro.

As preocupações com a alta da inflação no Reino Unido deve ter feito as autoridades bancárias a mudar de ideia sobre mudar a política econômica britânica.

O grupo de economistas esperam sinais mais claros sobre a situação financeira e mais indicações sobre o avanço de um esquema do banco central para impulsionar os empréstimos.


Endereço da página: