Folha de S. Paulo


Ação de despejo no Paraguai deixa nove feridos e 12 presos

Pelo menos nove pessoas ficaram feridas e 12 foram presas durante uma operação policial para desalojar uma casa em Ciudad del Este (330 km de Assunção), na fronteira com o Brasil.

Os enfrentamentos foram registrados durante o despejo de uma família que ocupava ilegalmente uma casa no bairro Che la Reina.

Pelo menos seis civis e três policiais ficaram feridos após cerca de 70 vizinhos atacarem os agentes em defesa da família que seria desalojada, disse uma fonte da agência Pública IP Paraguay. Os ataques teriam sido feitos com pedras, varas e coquetéis molotov.

Os agentes revidaram com balas de borracha e gás lacrimogêneo e tentaram apagar um incêndio que interrompeu o acesso a algumas ruas do bairro.

O fogo teria começado quando vizinhos incendiaram cobertores velhos para impedir o despejo.

RECORRÊNCIA

As operações de desalojamento de casas e fazendas ocupadas por sem-terra são comuns no Paraguai.

No ano passado, seis policiais e 11 camponeses morreram em uma operação de despejo em uma propriedade disputada pelo Estado e pela família do político e empresário Blas N. Riquelme (1929-2012).

O massacre, pelo qual foram processados 14 camponeses, foi um importante fator para o processo de impeachment do presidente Fernando Lugo.


Endereço da página: