Folha de S. Paulo


Hotéis oferecem cada vez mais mimos para competir com Airbnb

Com concorrentes cada vez mais fortes, como o Airbnb, os hotéis estão oferecendo aos seus hóspedes mais leais experiências que vão além de noites adicionais ou upgrades nas acomodações.

Se você está interessado em melhorar sua capacidade como cozinheiro, que tal uma aula com um chefe de cozinha cujo restaurante tem estrela no guia "Michelin"? Ou mergulhar no Havaí com Jean-Michel Cousteau? Ou receber dicas sobre basquete de Dwyane Wade, astro da NBA?

O grupo Marriott, que opera marcas de hotéis como a Starwood e a Ritz-Carlton, e outras cadeias de hotelaria estão usando sua influência para atrair astros de diversas áreas e criar atrações únicas.

De olho nessa oportunidade, o casal Dan e Ginger Roberts, da Califórnia, usaram seus pontos de fidelidade e foram a uma clínica de golfe de dois dias oferecida pelo Marriott conduzida por Annika Sorenstam, que faz parte do Hall da Fama do Golfe.

"Sou um golfista entusiasmado", disse Roberts, executivo aposentado do ramo da tecnologia. "Amo golfe desde a infância, jogo desde a adolescência, e sonho me tornar um ótimo golfista."

Ao oferecer experiências assim exclusivas, os hotéis estão buscando estabelecer conexões mais profundas com seus hóspedes, diante da concorrência das start-ups.

Serviços como o Airbnb já respondem por 12% das reservas totais de acomodações, segundo pesquisa da consultoria Mintel Research.

Mas essa fatia deve crescer, especialmente entre os viajantes de até 40 anos, e isso levou as cadeias de hotéis a reformular seus programas de fidelidade, a fim de cimentar seu relacionamento com clientes frequentes.

Segundo pesquisa do Marriott, os viajantes mais jovens estão dispostos a gastar duas vezes mais do que costumavam (cerca de US$ 300 ao mês) em aperfeiçoamento pessoal, o que inclui melhorar seu desempenho nos esportes ou suas técnicas culinárias.

Para conseguir uma vaga nos cursos, os participantes devem oferecer lances usando seus pontos de fidelidade. As aulas mais cobiçadas superam os 300 mil pontos -o que equivale a muitas estadias gratuitas em hotel.

Outras cadeias de hotéis também estão mudando suas ofertas. A Hyatt, por exemplo, está oferecendo pela primeira vez aos membros de seu programa de fidelidade a oportunidade de participar de uma excursão a Tóquio.

A viagem incluirá lições sobre a cultura pop japonesa, a religião xintoísta e saquê.

No ano passado, foi a vez de a Hilton Worldwide lançar um programa no qual os hóspedes apaixonados por carros dos hotéis de sua subsidiária Waldorf Astoria têm a oportunidade de dirigir um Lamborghini -na companhia de um instrutor.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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