Folha de S. Paulo


Gigante chinesa DiDi investe em rival da Uber no Oriente Médio

Ahmad Gomaa/Xinhua
(160227) -- GIZA, Feb. 27, 2016(Xinhua) -- Egyptian taxi drivers protest in front of the Egyptian Council of State against popular taxi service operators Uber and Careem in Giza governorate, Egypt, Feb. 27, 2016. Taxi drivers called on authorities to shut down the operators that have badly damaged their business since they appeared in Egypt months ago. (Xinhua/Ahmad Gomaa)(azp)
Táxis no Egito protestam contra aplicativos como Uber e Careem

A DiDi Chuxing, a maior empresa de transportes urbanos por aplicativo da China, investiu na Careem, serviço de táxi on-line do Oriente Médio, em um novo acordo de parceria que marca a mais recente expansão internacional de Didi contra a rival Uber.

A DiDi disse na terça-feira (8) que vai investir na Careem para fortalecer sua posição de mercado em toda a região. As duas empresas disseram que cooperariam em tecnologia de transporte inteligente, desenvolvimento de produtos e operações.

As duas companhias não quiseram comentar o tamanho do investimento da empresa chinesa na Careem.

A DiDi tenta pressionar a Uber, pioneiro do setor, por meio de uma série de parcerias com empresas regionais no Sudeste Asiático, Europa, África e agora no Oriente Médio. A companhia já fez acordos similares na América Latina, bem como com o Lyft, rival da Uber nos Estados Unidos.

Em janeiro, a start-up brasileira 99 (antiga 99Táxis) anunciou investimento liderado pela DiDi. O valor da injeção de capital não foi divulgado, mas ele superou os US$ 100 milhões, segundo Matheus Moraes, diretor de política e comunicação da 99.

A DiDi Chuxing, que também oferece serviços como aluguel de carros, de micro-ônibus e de test-drives via aplicativo, desbancou a Uber no mercado chinês, comprando sua operação no país em agosto de 2016.

Fundada há cinco anos, a Careem, com sede em Dubai, tem 12 milhões de clientes em 80 cidades que vão do Paquistão à Turquia, Líbano, Arábia Saudita, Jordânia, Egito e Marrocos.


Endereço da página:

Links no texto: