Folha de S. Paulo


Secretário da Fazenda deixa cargo para assumir vice-presidência do BB

Leo Pinheiro/Valor
Carlos Hamilton Araújo, diretor de Política Econômica do BC
Carlos Hamilton Araújo, novo vice-presidente do Banco do Brasil

Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, que foi diretor do Banco Central e era secretário de política econômica do ministério da Fazenda, será vice-presidente de Serviços, Infraestrutura e Operações do Banco do Brasil.

O banco anunciou dois novos vice-presidentes nesta sexta-feira para cargos que estavam vagos desde a metade do ano.

A vaga aberta por Carlos Hamilton na Fazenda será ocupada por Fabio Kanczuk, professor titular da Faculdade de Economia e Administração da USP. O novo secretário é engenheiro eletrônico graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia em Los Angeles e possui pós doutorado pela Universidade de Harvard.

No Banco do Brasil, Carlos Hamilton substitui João Maia, presidente do PR (Partido da República) no Rio Grande do Norte, que deixou o cargo em junho, quando venceu seu mandato. Maia não poderia continuar na diretoria devido à nova lei das estatais, que veda a nomeação de dirigentes políticos para cargos nas empresas públicas.

A diretoria é recente e era, até então, ocupada executivos de perfil político. Antes de Maia, César Borges estava no cargo.

A escolha de Carlos Hamilton passou pela chancela do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, segundo fontes.

Já a vice-presidência de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas, outra que estava sem comando, será de Tarcísio Hübner. Indicado pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, é funcionário de carreira do banco há 35 anos e exercia o cargo de Diretor de Distribuição desde abril. Substitui Osmar Dias, que deixou o cargo em julho.


Endereço da página: