Folha de S. Paulo


'Foi uma bela vitória', diz Temer sobre aprovação de meta fiscal

O presidente interino, Michel Temer, comemorou nesta quarta-feira (25) a aprovação durante a madrugada, em votação simbólica, da revisão da meta fiscal com a elevação do deficit primário para R$ 170,5 bilhões.

A votação é considerada a primeira vitória do peemedebista junto ao Poder Legislativo desde que a presidente Dilma Rousseff foi afastada do cargo.

"Eu acompanhei a votação até as 4h30 e foi uma bela vitória", disse o peemedebista, após cerimônia de entrega de cartas credenciais a embaixadores da Croácia, Namíbia, Grécia, Iraque, Paquistão e República Democrática do Congo.

Na tentativa de aprovar a revisão da meta, o presidente interino passou a terça-feira (24) ligando para parlamentares da base aliada para garantir o apoio deles em plenário.

A sessão que analisou a proposta durou mais de 16 horas. Ela começou na manhã de terça-feira e foi concluída apenas na madrugada desta quarta-feira.

INCERTEZAS

Em nota, o Ministério da Fazenda afirmou que a aprovação da nova meta indica que o Congresso está comprometido com a superação da crise e com a recuperação da economia brasileira.

"A decisão do Congresso é um passo importante na redução de grandes incertezas que cercavam, e ainda cercam, a trajetória das contas públicas. Dessa forma, contribui para dar sustentação a sinais ainda incipientes de recuperação dos indicadores de confiança", disse o ministério.

"A ação persistente e conjunta dos poderes constituídos determinará a superação definitiva das citadas incertezas e o fortalecimento da confiança de empresários e trabalhadores. Como consequência natural desse ambiente, o Brasil terá o retorno dos investimentos e da geração de empregos."


Endereço da página:

Links no texto: