Folha de S. Paulo


Merendas orgânicas e lanches saudáveis atraem empresários

A praticidade das refeições prontas não agrada apenas aos adultos. A venda de merendas e lanches saudáveis e orgânicos para o público infantil tem atraído pequenos empresários.

Mariangela Tranchesi, 63, abriu em São Paulo a Small Bites, que vende pela internet pratos feitos com alimentos orgânicos, como picadinho de filé mignon, feijão preto e canja com quinoa.

Fabio Braga - 07.abr.2016/Folhapress
A Papinhas Alimentação Infantil vende pratos e lanches para escolas
A Papinhas Alimentação Infantil vende pratos e lanches para escolas

As porções custam entre R$ 3,50 e R$ 16.

"Meus clientes são pais que trabalham e não têm empregada, por isso precisam de comida pronta para os filhos ou famílias que compram pratos para viagens", explica Tranchesi.

Para agradar às crianças, ela investe nas embalagens coloridas e estampadas com monstrinhos que representam um alimento principal. "Muitas crianças colecionam", conta a empresária.

Outra que investiu no setor foi Amanda Caroline de Souza, 29. Ela criou a Merenda Natural, em Belo Horizonte, que vende não só merendas como também lanches saudáveis, frutas processadas e kits para festas escolares.

"Temos sempre uma fruta, um suco natural e um complemento caseiro, que pode ser um bolo, um sanduíche ou tortinhas salgadas", diz a proprietária.

Para ampliar a clientela, Souza faz ainda cardápios específicos para quem tem restrições alimentares.

Ela vende 700 lanches por mês em pacotes de assinatura, que custam R$ 190.

Já a Papinhas Alimentação Infantil tem como clientes escolas de São Paulo. Ela vende em média 11 mil refeições por mês com itens como arroz, feijão, nugget assado e salada, além de lanches. O preço de cada refeição varia entre R$ 10,80 e R$ 14,15.

Fabio Braga - 15.abr.2016/Folhapress
A empresária e nutricionista Mitiyo Nagata mostra algumas das opções das merendas da Alimentação Infantil
A empresária e nutricionista Mitiyo Nagata mostra algumas das opções das merendas da Alimentação Infantil

A proprietária e nutricionista Mitiyo Nagata, 60, diz que um dos diferenciais do seu negócio é oferecer não apenas as refeições mas também suporte técnico nutricional, para que os pratos sigam parâmetros da alimentação saudável.

"É nessa faixa etária que ocorre a formação dos hábitos alimentares que se estenderão ao longo da vida e quando podemos intervir com maior sucesso", explica.

Os produtos da empresa são voltados a crianças com idades de 4 meses a 6 anos.

CUIDADOS

Trabalhar no ramo de alimentação infantil exige precauções adicionais, alertam as empresárias.

Nagata, por exemplo, usa produtos apenas de fornecedores que seguem as regras de procedimentos com alimentos determinadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). "Verificamos ainda licença sanitária, laudos periódicos de higiene e fazemos questão de visitar abatedouros", conta.

Já Tranchesi, da Small Bites, só aceita fornecedores inscritos no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. "O custo é maior, mas a qualidade é essencial para o sucesso do negócio", diz.


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