Folha de S. Paulo


Varejistas e grupos de shoppings debatem perspectivas para o setor

Victor Moriyama/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL. 11/06/2013. Movimentacao de compras as vesperas do Dia dos Namorados no Shopping Higienopolis. Produtos de luxo na loja Carolina Herrera. Vestido estampado no valor de 4.280R$.(Fotos: Victor Moriyama/Folhapress, MERCADO) © Folhapress 2013 - Todos os direitos reservados. --- direito do consumidor
Vitrine no shopping Pátio Higienópolis, que terá representante no evento da Alshop

A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) vai reunir a partir desta quinta (31) mais de 150 presidentes de redes varejistas e grupos de shoppings no primeiro Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, em Punta Del Este, no Uruguai.

O objetivo do encontro, que vai até 3 de abril, é debater o atual momento e as perspectivas do setor, com três temas principais: transparência (ética e governança corporativa), social (o shopping como bem de uso social) e tributos.

Sobre este último, o encontro pretende elaborar um estudo para questionar governos municipais, estaduais e federal a respeito da desburocratização do setor.

"Queremos ouvir o que o empresariado tem a dizer e mostrar que não ficaremos intimidados pelo momento que o Brasil está passando. Infelizmente, muitas empresas e fábricas estão fechando, mas não podemos ficar lamentando, esse momento vai passar", disse Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.

Segundo Sahyoun, o encontro deve gerar um "documento para a sociedade". "Faremos um apelo para que a sociedade, representada principalmente pelo povo brasileiro, não recue nesse momento e não pare de consumir. Sabemos que as famílias de baixa renda estão endividadas, mas a população é heterogênea e tem muita gente com dinheiro. Só vamos conseguir evitar demissões nas empresas se houver retorno do consumo", disse.

Devem participar do evento os ministros Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Gilberto Kassab (Cidades) e Luiz Fux (Supremo Tribunal Federal), e os presidentes Fernando Yamada, da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Luiza Helena Trajano, do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e Ricardo Patah, da UGT (União Geral dos Trabalhadores).

Estarão presentes também presidentes de redes varejistas como Riachuelo, Arezzo e Cybelar e de shoppings, entre eles Iguatemi, Center Norte e Pátio Higienópolis, todos em São Paulo.

Criada em 1994, a Alshop conta com mais de 45 mil associados. Segundo a associação, em 2015, o setor reunia 139,7 mil lojas, distribuídas por 893 shoppings no país.


Endereço da página:

Links no texto: