Folha de S. Paulo


Preços do petróleo caem mais de 3% com produção recorde no Iraque

Os preços do petróleo caem mais de 3% nesta segunda-feira (25), após o Iraque anunciar uma alta recorde de produção da commodity. A notícia alimentou os temores sobre o excesso de oferta no mercado, eliminando grande parte dos ganhos obtidos na sexta-feira (22).

Por volta das 11h35 (de Brasília), o petróleo tipo Brent, valor de referência global, caía 3,23%, a US$ 31,14 dólares por barril. O petróleo nos Estados Unidos caía 3,33%, no mesmo horário, para US$ 31,11 por barril.

O ministro do Petróleo do Iraque disse nesta segunda-feira que a produção de petróleo tinha atingido recorde de alta em dezembro. Seus campos nas regiões central e sul produziram 4,13 milhões de barris por dia, segundo o governo.

Um alto funcionário do petróleo iraquiano afirmou separadamente que o país pode aumentar a produção ainda mais neste ano.

"A notícia de que o Iraque bateu novamente um recorde provavelmente aumentou o sentimento de excesso de oferta", disse Hans van Cleef, economista sênior de energia da ABN Amro em Amsterdã.

Na sexta-feira, os preços do petróleo subiram 10%, um dos maiores ralis diários da história, com os operadores apostando que a longa deterioração do mercado poderia finalmente ter acabado. A onda de frio em algumas partes do Hemisfério Norte, incluindo grande parte da costa leste dos Estados Unidos, também impulsionou os preços da commodity.


Endereço da página:

Links no texto: