Folha de S. Paulo


Oi e Anatel esperam decisão do TCU para firmar acordo de R$ 1,2 bi

Marcelo Sayão - 16.jul.2008/Efe
ORG XMIT: 480401_1.tif Detalhe de uma cabine telefônica da OI, no Rio de Janeiro, RJ. A empresa obteve empréstimo do Banco do Brasil para comprar a Brasil Telecom. BRA01. R O DE JANEIRO (BRASIL), 16/07/08.- Detalle de una cabina telefúnica con el logo de la operadora brasileña de telecomunicaciones Oi, que anunciú hoy, 16 de julio de 2008, en Róo de Janeiro (Brasil), que obtuvo un préstamo por 4.300 millones de reales (unos 2.687,5 millones de dúlares) para financiar la adquisiciún de su rival Brasil Telecom y crear la que ya es bautizada en el paós como
Oi e Anatel querem assinar um Termo de Ajustamento de Conduta

A operadora de telefonia Oi e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) esperam uma decisão final do TCU (Tribunal de Contas da União) para que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), ao custo de R$ 1,2 bilhão, seja assinado.

Na quarta-feira (9), o tribunal determinou a paralisação do processo de assinatura do TAC entre a empresa e a agência por achar indícios de irregularidades.

O acordo é o resultado de negociações firmadas entre Oi e Anatel para o pagamento de multas recebidas pela operadora.

Ao invés de pagar a multa de uma só vez, foi estabelecido que o valor seria revertido em descontos nas tarifas cobradas dos consumidores por dez anos.

Segundo a área técnica do TCU, os termos firmados indicam uma violação dos interesses públicos, pois permitiriam que as metas acordadas fossem alteradas.

A decisão do tribunal tem caráter cautelar e dá 15 dias para que Anatel e Oi expliquem as supostas irregularidades.

A Oi informa que ainda não foi notificada. Segundo a companhia, todos os ritos processuais atendem às formalidades previstas no regulamento de TAC da Anatel.

"A companhia entende que o TAC gera benefícios para a sociedade e estabelece um ciclo virtuoso para promover melhorias de qualidade e gerar desenvolvimento", diz em nota.

A Anatel afirma que atenderá às exigências do TCU. "Após deliberação, o conselho da agência mandará a íntegra dos autos ao TCU. A assinatura do TAC só ocorrerá após manifestação do TCU", diz também em nota.

A próxima reunião do conselho da Anatel está prevista para quarta-feira (16).


Endereço da página: