Folha de S. Paulo


Banco Central Europeu está pronto para estimular inflação, diz presidente

Boris Roessler - 21.jan.2015/Efe
BRX503 FRÁNCFORT (ALEMANIA), 21/01/2015.- Fotografía que muestra el símbolo del Euro reflejado en una ventana junto al letrero luminoso de un teléfono de emergencia, en Fráncfort, Alemania, el 20 de enero de 2015. El Consejo Directivo del Banco Central Europeo (BCE) se reúne el próximo día 22 en medio de las expectativas que genera la posibilidad de que anuncie la puesta en marcha del programa de compra de títulos de deuda soberana y de bonos de empresas. La medida, que sería un paso más en la lucha contra las tendencias deflacionarias que ya ha llevado a los tipos de interés a mínimos históricos, tiene tanto sus promotores como suscríticos. EFE/BORIS ROESSLER ORG XMIT: BRX503
BCE manteve a taxa de juros da zona do euro próximo a zero na última reunião, em outubro

O Banco Central Europeu está pronto para agir rapidamente para estimular a anêmica inflação da zona do euro, disse nesta sexta-feira (20) o presidente da instituição, Mario Draghi, dando a mais forte indicação até agora de que o banco vai apresentar novas medidas de estímulo na sua reunião de 3 de dezembro.

Draghi destacou as alterações ao programa de compra de ativos do BCE e na taxa de depósitos como possíveis ferramentas para impedir que a inflação caia ainda mais abaixo da meta de pouco menos de 2%.

Aumentou o risco de o BCE não cumprir sua meta, disse Draghi "Se decidirmos (em 3 de dezembro) que a trajetória atual de nossa política não é suficiente para alcançar nosso objetivo, vamos fazer o que precisamos fazer para elevar a inflação o mais rápido possível", disse ele em uma conferência em Frankfurt.

Draghi disse que a força da recuperação da zona do euro foi modesta e as perspectivas mundiais para a demanda, especialmente nos países emergentes, pioraram significativamente nos últimos meses.

Seu ponto de vista parece prestes a encontrar resistência no Conselho de Governadores do BCE, a instância responsável pela tomada de decisões, que inclui membros do conselho executivo do banco e os governadores dos 19 bancos centrais dos países da União Europeia.


Endereço da página:

Links no texto: