Folha de S. Paulo


Airbnb vai lançar sistema que eleva preço de locação conforme procura

Reprodução
Site do serviço Airbnb
Site do serviço Airbnb

O site e aplicativo de hospedagem Airbnb se prepara para lançar preços variáveis para seus imóveis, seguindo o exemplo da hotelaria tradicional, em meio a um esforço mais amplo para recrutar mais locadores, já que a procura vem superando a oferta.

A decisão surge em um momento no qual a companhia de San Francisco começa a enfrentar mais concorrência.

Na semana passada, o grupo de serviços on-line de viagens Expedia pagou US$ 3,9 bilhões pela aquisição da HomeAway, rival do Airbnb que se especializa em locação de imóveis para férias.

O grupo de viagens Priceline também se expandiu nessa área pela subsidiária Booking.com, que oferece três vezes mais acomodações não hoteleiras, incluindo apartamentos, que o Airbnb.

"Nossa procura cresceu ligeiramente mais rápido que a oferta", disse Chip Conley, diretor de serviços de hospitalidade da empresa.

O número de imóveis oferecidos no Airbnb subiu 75% nos 12 últimos meses, para 1,75 milhão. A companhia não informou o excedente de pedidos que registra, mas o número de viagens de verão de seus usuários no hemisfério Norte mais que dobrou neste ano.

O Airbnb tenta convencer os locadores atuais a receber mais hóspedes. Novos recursos como fechaduras inteligentes, que podem permitir a entrada no imóvel na ausência do locador, e vantagens como programas de orientação para os locadores representam uma tentativa de enfrentar o problema.

A companhia também está expandindo um programa de seguros de US$ 1 milhão para os locadores, a fim de cobrir todos os 110 países nos quais oferece imóveis.

O Airbnb espera que seu novo sistema de preços eleve tanto o faturamento dos locadores quanto o seu –a empresa recebe comissão.

Os locadores que empregaram o sistema de preços variáveis obtiveram 13% mais faturamento em um período de testes, comparados aos locadores que não o fizeram.

COMO FUNCIONARÁ

O novo sistema ajustará os preços de locação com base em mudanças na procura em tempo real. O locador que optar por usar o sistema poderá determinar preços máximos e mínimos e com que frequência deseja receber hóspedes.

Um algoritmo cuida do resto, monitorando as tendências de procura e automaticamente alterando os preços, que podem cair em dias de semana, por exemplo, ou subir durante um evento.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: