Folha de S. Paulo


Priorizar o leitor é essencial para jornais migrarem para meio digital

Eduardo Anizelli/Folhapress
O diretor de operações do
O diretor de operações do "JoongAng Ilbo", da Coreia do Sul, durante a conferência da INMA

"Conhecer o nosso consumidor é a nossa única saída." Changhee Park, diretor de Operações do grupo sul-coreano que edita o "JoongAng Ilbo", um dos maiores jornais do país, fechou com essa frase sua apresentação na conferência da INMA (Associação Internacional de Mídia Jornalística), nesta segunda (9) em São Paulo.

"Reader first", priorizar o leitor, é o que importa no esforço de "atravessar o vale" no setor, do impresso para o digital, segundo Park. Citou algumas frentes de atuação do grupo, como as publicações focadas na preparação para o estudante entrar na universidade e o serviço para tornar o assinante um "membro", não só cliente.

Ele havia aberto sua participação avisando não ter "uma história bonita para contar", sobre seu jornal, e lembrando que os diários sul-coreanos são "únicos" e talvez não sirvam de exemplo para os brasileiros e outros.

"MENORES"

Diretor responsável pelos negócios "tanto impressos como digitais" e outros do grupo que edita o jornal "El Tiempo", o maior da Colômbia, Santiago Alvarez Matamoros enfatizou em sua apresentação os passos necessários para garantir o futuro saudável da empresa.

Listou a exigência de mudança cultural, com prioridade para a inovação e o risco, e do modelo de negócios, com a busca de novos fontes de receita. Também sublinhou a necessidade de redução do tamanho da empresa, tanto em pessoal como em estrutura. "Nós temos que ser menores", afirmou.

Detalhou o "foco para o futuro" do grupo, com prioridades como "manter viva a operação impressa por quanto tempo for possível", "buscar um parceiro global" para as operações digitais e ampliar as operações de televisão e rádio.

O EVENTO

A conferência da INMA tem o tema "A nova transformação da indústria de notícias" e se encerra nesta terça-feira (10). Entre os tópicos a serem abordados estão os novos formatos de cobrança e receitas de conteúdo.

Participam, como palestrantes e debatedores, 24 executivos de empresas jornalísticas do Brasil e do exterior.

Quem deseja participar pode se inscrever no local (auditório do Google, Av. Brigadeiro Faria Lima, 3477, Itaim Bibi), a partir de US$ 1.195.

PROGRAMAÇÃO DE TERÇA, DIA 10

9h
Jason Washing, diretor de Parcerias Estratégicas do Google

9h40
As lições globais para crescimento de assinaturas do "NYT"
Mark Campbell, vice-presidente de Marketing do Consumidor do "New York Times".

10h55
Painel América Latina
Antonio Jiménez Barca, diretor de Redação do espanhol "El País", e Martha Ortiz, diretora do "El Colombiano".

12h15
Big Data 2.0: O que as empresas de notícias precisam entender e fazer agora
Gustavo Ioschpe, fundador e presidente-executivo da Big Data, e Pablo Cerdeira, chefe do Pensa - Sala de Ideias, da Prefeitura do Rio.

14h15
Painel Digital: O que o futuro vai exigir das companhias de mídia
Guilherme Gomide, presidente-executivo de América Latina da agência Mirum, Michel Lent Schwartzman, fundador e diretor de Produção da LENT/AG, e Jonas Leite Suassuna, presidente da Gol Grupo.

15h15
Atendendo às exigências atuais para gerar receita de forma criativa
Ana Paula Padrão, apresentadora na Rede Bandeirantes e empresária.

16h
Inma Talks
Pyr Marcondes, diretor geral da M&M Consulting, e Paula Nader, diretora de Marca e Marketing do Banco Santander

17h30
A visão de uma grande editora em relação ao novo papel do publisher
Tiago Afonso, diretor de Marketing da Editora Abril.

18h15
Adaptando-se ao novo ambiente da mídia
Mark Challinor, presidente mundial da Inma e presidente-executivo da Media Futures.


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