Folha de S. Paulo


Empresa dos EUA traz sistema contra fraude em anúncio na web

A empresa de consultoria norte-americana Tomorro\\\, que lançou sua operação no mercado brasileiro no mês passado, vai trazer tecnologia para combater um sistema de fraudes de internet que "turbina" falsamente a quantidade de espectadores da publicidade on-line.

Estudo desenvolvido pela ANA (associação de anunciantes dos Estados Unidos) e pela empresa de segurança digital WhiteOps, parceira da Tomorro\\\, constatou que 25% das visualizações dos anúncios de vídeo e 11% dos anúncios de display, entre outros tipos de propaganda digital, são gerados por robôs, em vez de por consumidores humanos reais.

Também chamados de "bots", tais programas de computador imitam o comportamento de usuários da internet.

Os "bots" são considerados hoje um grande problema para os anunciantes, na medida em que eles transferem parcela cada vez maior de seu orçamento publicitário para a mídia on-line.

Bruno Santos/Folhapress
Jon Bond, fundador da empresa de marketing Tomorro///
Jon Bond, fundador da empresa de marketing Tomorro///

As fraudes geradas por "bots" levarão anunciantes globais a perder US$ 6,3 bilhões em 2015 com publicidade digital, de acordo com estimativas da ANA.

O objetivo da consultoria norte-americana é conduzir estudos similares com marcas líderes no Brasil para levantar estimativas sobre o prejuízos provocados pela fraude localmente.

"Os bots são fraudes que invadem o computador de milhões de consumidores, tomam sua identidade e ficam olhando anúncios e clicando em coisas como se fossem os próprios consumidores. Alguns são facilmente capturáveis, outros são mais espertos", afirma Jon Bond, criador da Tomorro\\\.

RESIDÊNCIAS

Aproximadamente 70% dos "bots" percebidos pela pesquisa da ANA são provenientes de IP residenciais (espécie de endereço para computadores), ou seja, a maior parte deles infecta computadores pessoais.

O estudo baseou-se na análise de mais de 180 campanhas publicitárias e cobriu aproximadamente 3 milhões de websites. Os "bots" inflam a audiência destes sites entre 5% e 50%.

De acordo com a pesquisa, os "bots" apresentaram comportamentos "humanizados", movendo mouses sobre os anúncios, colocando produtos em carrinhos de compras e visitando diversos sites para gerar histórico de navegação atrativo para anunciantes.

Segundo Bond, o nível de fraudes do tipo começou a demonstrar um decréscimo nos Estados Unidos no ano passado, depois que empresários do setor da propaganda se reuniram para idealizar ferramentas de combate.


Endereço da página: