Folha de S. Paulo


Gasolina perde espaço, mas ainda é mais vantajosa do que o álcool

Zhu Xudong/Xinhua
Fretentista abastece carro com gasolina
Fretentista abastece carro com gasolina

A combinação entre o aumento no preço da gasolina, a volta da Cide (tributo regulador do preço de combustíveis) e a redução do ICMS sobre o etanol fez as vendas de álcool crescerem em todos os Estados do país.

Por outro lado, a gasolina registrou queda na comercialização em 14 Estados, além do Distrito Federal. Os dados são da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Ainda assim, mesmo com o aumento do preço da gasolina, o combustível só não é mais vantajoso para o consumidor que o etanol em quatro Estados: São Paulo, Paraná e Mato Grosso. Em Goiás, há empate entre os combustíveis, segundo a ANP (veja quadro).

Álcool ou gasolina? - Veja qual combustível é, em média,?mais barato em cada Estado*

Em média, vale mais a pena para consumidor usar etanol se o combustível custar até 70% do preço do litro da gasolina.

As vendas de etanol hidratado (usado diretamente nos veículos) cresceram 42,4% de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2014, para 13,1 bilhões de litros, e representa 12,4% do mercado de combustível. Já as da gasolina recuaram 0,86% (30,5 bilhões, ou 28,76% das vendas totais).

As vendas de etanol subiram principalmente em Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Roraima e Bahia. O maior consumidor é São Paulo, que, sozinho, usa mais da metade do combustível.

ETANOL x GASOLINA

Para o setor, o desempenho positivo só está sendo possível graças a três fatores: retorno da Cide, que estava zerada; reajuste da gasolina (de 6% nas refinarias, há um mês); e a decisão de alguns Estados, como Minas Gerais, de reduzir o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o álcool e elevar o da gasolina.

Segundo Celso Torquato Junqueira Franco, presidente da Udop (união dos produtores), o setor passava, e ainda passa –apesar das mudanças na Cide e no ICMS–, por uma crise muito severa, o que justificava o incentivo nos Estados. "A razão [da crise] foi principalmente a política de estabilidade dos preços da gasolina", disse.

As maiores quedas nas vendas de gasolina ocorreram em São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e Goiás, justamente os cinco Estados que mais consumiram etanol neste ano.

Estados com maior alta nas vendas de etanol -

MENOS AÇÚCAR

Diretor das usinas São Francisco e Santo Antônio, no interior paulista, Jairo Balbo disse que o "bolso" do consumidor é o determinante para o aumento nas vendas de etanol.

"Isso tem dado uma demanda bem maior ao etanol. A volta da Cide foi importante, mas foi muito discreta a chegada, pequena perto do que deveria ser", disse.

Com as vendas em alta, hoje a Santo Antônio usa 52% da cana disponível para produzir etanol e os outros 48%, para açúcar. Essa proporção já chegou a ser de 60% para açúcar em safras passadas.

Consumo de etanol no país -


Endereço da página:

Links no texto: