Folha de S. Paulo


Inovação ganha fatia em fundos de fomento

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Humberto de Biase, diretor de marketing da epresa Enox On-Life Network, empresa que buscou crédito para inovação
Humberto de Biase, diretor de marketing da empresa Enox, que buscou crédito para inovação

A aprovação de novos financiamentos pela Desenvolve SP, agência de desenvolvimento do Estado de São Paulo (que oferece empréstimos subsidiados principalmente para projetos de investimentos de pequenas e médias empresas), caiu 23% no primeiro semestre deste ano, em comparação aos primeiros seis meses do ano passado (veja quadro acima).

A queda foi puxada principalmente pela redução de 64% nos desembolsos para o setor de serviços.

DESENVOLVE SP - Crise diminui financiamentos para empresas paulistas; por setor em %

"Tínhamos um crescimento modestíssimo até o ano passado, mas ainda tínhamos. Com o ajuste fiscal, o governo, que era o indutor do crescimento na economia, reduziu os investimentos. Isso tem contribuído muito com a redução da atividade econômica", diz Milton Santos, presidente da Desenvolve SP.

Segundo ele, também está mais difícil para a agência encontrar projetos que sejam economicamente viáveis em um cenário de juros altos e câmbio em elevação.

ALTERNATIVA

Se os projetos tradicionais estão menos frequentes, a agência vê uma nova demanda em ascensão, a de projetos relacionados à inovação.

Em todo o ano de 2014, foram financiados R$ 5,4 milhões para essa linha. Neste ano, foram R$ 14 milhões.

Atualmente existem mais de cem projetos em análise, de áreas como saúde, tecnologia da informação, biotecnologia e energias renováveis.

A agência passou a buscar clientes nesse segmento a partir de visitas a parques tecnológicos do Estado.

Desde junho, foram feitos eventos nas cidades de São Carlos, São José dos Campos e Ribeirão Preto. O próximo previsto será em Sorocaba, neste mês.

A primeira empresa paulista a conseguir financiar projeto de inovação a partir da linha Inovacred, da Finep, por meio da agência paulista DesenvolveSP, foi a Enox On-Life Network, que oferece tecnologias para aprimorar a experiência do consumidor em pontos de venda.

A companhia, que faturou R$ 17,5 milhões em 2014, obteve um empréstimo de R$ 4 milhões pára financiar o desenvolvimento de sistema que permite a restaurantes e academias oferecer wi-fi grátis a seus consumidores, que acessam a internet a partir fazendo um login no Facebook a partir da rede do estabelecimento.

Humberto de Biase, diretor de marketing da empresa, explica que a companhia soube da possibilidade do financiamento a partir da rede Endeavor (ONG de apoio ao empreendedorismo de impacto), da qual a Enox faz parte.

Segundo ele, a opção pelo crédito permitiu o desenvolvimento da infraestrutura tecnológica para gerenciar o acesso de milhões de consumidores a partir da plataforma da empresa e para contratar profissionais que desenvolvessem o projeto. Diz que preferiram buscar crédito a um investidor para manter a agilidade da empresa:

"Somos uma empresa ágil, que consegue mudar nossa visão em seis meses. Essa independência nos permite nos movimentar rapidamente quando as circunstâncias pedem."

DESEMBOLSO POR SEMESTRE - Em R$ milhões

MODALIDADE DE FINANCIAMENTO - 1º semestre, em %

INICIANTES

Para participar do desenvolvimento de companhias ainda mais iniciantes que, por lidarem com produtos novos e com menos histórico de resultados, têm menos capacidade de acesso a crédito, a agência investe em fundos de capital de risco desde 2012.

A Desenvolve SP é responsável por R$ 55 milhões dos R$ 800 milhões de cinco fundos, que incluem o Inovação Paulista (criado em parceria com o Sebrae-SP) e o Fundo Aeroespacial (com a Embraer). Até agora, apostaram em 33 empresas.

O BNDES usa a estratégia dos fundos de capital de risco. Em 2007, o banco lançou o primeiro Criatec, que investiu em 36 empresas.

No ano passado foi estruturado o Criatec 3, com
R$ 200 milhões. No primeiro semestre deste ano, o BNDES teve uma redução pela metade de seus desembolsos: foram R$ 43,1 bilhões em novos financiamentos.


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