Folha de S. Paulo


Disney espera faturar US$ 5 bi com brinquedos de 'Guerra nas Estrelas'

Associated Press
Cinema: os atores Mark Hamill, Carrie Fischer e Harrison Ford em cena do filme
Personagens da franquia durante o filme; Disney espera lucrar com brinquedos de Guerra nas Estrelas

Há quase 40 anos, a força vem se provando poderosa no caso dos brinquedos "Guerras nas Estrelas", cujas vendas são calculadas em US$ 20 bilhões.

E o poder da força deve crescer ainda mais. Nesta sexta-feira (4), a Disney lança linha de brinquedos para acompanhar "Guerra nas Estrelas: O Despertar da Força", o novo filme da saga, que estreia em dezembro.

Analistas dizem que a linha pode gerar US$ 5 bilhões em vendas em todo o mundo, eclipsando os US$ 3 bilhões em vendas gerados pela linha "Carros", da Disney.

O lançamento global coordenado será transmitido ao vivo pelo canal de "Guerra nas Estrelas" no YouTube e começou nesta quinta (3) com uma família abrindo as embalagens dos sabres de luz e outros brinquedos da linha.

Vídeos mostrando o ritual de "desempacotar" um brinquedo estão entre os mais assistidos no YouTube. "Isso pode facilmente render US$ 500 milhões líquidos à Disney em termos de receita de licenciamento e varejo", disse Tim Nollen, analista da Macquarie Securities.

Crescem as expectativas quanto ao novo filme, passado 30 anos depois de "O Retorno de Jedi" e protagonizado por Han Solo, Luke Skywalker e outros personagens da série. Trata-se do primeiro dos seis novos filmes programados pela Disney depois que elas adquiriu a LucasFilm, companhia do cineasta George Lucas, três anos atrás, por US$ 4 bilhões.

A decisão de Lucas de abrir mão de parte de seu salário em troca dos direitos de merchandising sobre os primeiros filmes da série "Guerra nas Estrelas" que ele dirigiu fez dele um bilionário.

A Disney sabe que tem muito a ganhar com uma ação bem organizado para a nova linha e está lançando os brinquedos ao longo de 18 horas, em 15 cidades e 12 países.

"Os brinquedos de 'Guerra nas Estrelas' sempre desempenharam papel importante na maneira pela qual nossos fãs interagem com a saga", disse Kathleen Kennedy, presidente da LucasFilm.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: