Folha de S. Paulo


Mercado acionário da China congela em meio a corrida para vender ações

Kim Kyung-Hoon - 6.jul.2015/Reuters
Homem olha o gráfico das ações em painel de corretora de valores em Pequim
Homem olha o gráfico das ações em painel de corretora de valores em Pequim

O mercado acionário chinês mostrou sinais de congelamento nesta quarta-feira (8), com empresas suspendendo a venda de suas ações e os índices despencando após o regulador alertar sobre um "sentimento de pânico" apoderando-se de investidores.

Apenas nesta quarta, 173 grupos listados nas bolsas de Xangai e Shenzhen suspenderam o comércio de ações. No total, já são 940 empresas, ou mais de um terço das companhias listadas nas duas bolsas.

O índice CSI300 das maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen fechou em queda de 6,8%, enquanto o índice de Xangai caiu 5,9%.

Após atingirem a maior alta em sete anos há cerca de um mês, as ações chinesas têm sofrido uma estrondosa queda, gerada por restrições ao empréstimo de dinheiro para a compra de ações em resposta a preocupações quanto a uma bolha.

As ações já perderam US$ 3 trilhões em valor.

Pequim, que vem lutando há mais de uma semana para dobrar o mercado, lançou mais uma saraivada de medidas para interromper a venda generalizada, e o banco central disse que aumentará o suporte para corretoras listadas para sustentar as ações.

Com quase metade do mercado com negociação suspensa e outra rodada de chamada de margens forçando investidores alavancados a se livrar de quaisquer ações para as quais pudessem achar compradores, as blue chips que foram sustentadas por fundos de estabilização no começo da semana sofreram a maior parte do impacto.

"Nunca vi esse tipo de queda antes. Não acho que alguém tenha visto. A liquidez está totalmente esgotada", disse o analista da Northeast Securities Du Changchun.

"Originalmente, muitos queriam manter as blue chips. Mas com tantas small caps suspensas das negociações, a única maneira de reduzir a exposição de risco é vender as blue chips."


Endereço da página: