Folha de S. Paulo


Com novas regras para domésticas, cresce demanda por terceirizadas

Ivanira Gomes trocou Portugal, sua terra natal, pelo Brasil há um ano por causa de uma confusão em um site de busca pela internet.

Com a PEC das Domésticas, em vigor desde 2013, muitos brasileiros começaram a pesquisar na web empresas que prestavam serviços de limpeza em casa. Parte dessa pesquisa terminava no site da House Maid, franquia da família de Ivanira.

A confusão evidenciou a crescente demanda pelo serviço no Brasil.

"Recebemos tantos pedidos de orçamento que vimos uma oportunidade. Viemos para cá e deu muito certo."

Em 12 meses no Brasil, a House Maid abriu 13 lojas. Em 14 anos de Europa, criou 35 franquias em Portugal e duas em Luxemburgo.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Doméstica terceirizada limpa o apartamento da empresária Mara Régis, em São Paulo
Doméstica terceirizada limpa o apartamento da empresária Mara Régis, em São Paulo

As empresas que terceirizam o serviço de empregadas domésticas para residências tiveram um boom desde 2013 por causa das novas regras para contratação, que encareceram a faxina.

A House Shine, uma das primeiras a oferecer o serviço no mercado nacional, inaugurou 200 franquias em um ano. Criada também em Portugal em 2001, mas trazida ao país por brasileiros, a empresa superou o resultado na Europa. Lá, somava cem lojas espalhadas também pela Espanha, pela França e por Angola -o que hoje representa um terço das franquias abertas.

A empresária Mara Grillo Régis confirma a tendência. Cansada de pedir referências de domésticas e com o encarecimento do serviço, desde agosto ela contrata as profissionais da House Shine.

"Não trocaria mais o serviço da empresa para contratar uma faxineira por conta própria. Eu não gasto nem com produtos de limpeza", diz ela.

A cada 15 dias, duas funcionárias da House Shine fazem a faxina de seu apartamento de 60 m² na zona sul de São Paulo. E deixam "mimos de hotel" para a empresária, como proteção no papel higiênico e tolhas cuidadosamente dobradas. O custo é de R$ 155 por visita.


Endereço da página: