Folha de S. Paulo


Varejo sobe 1,3% em setembro, primeira alta em 3 meses, diz pesquisa

O movimento do comércio aumentou 1,3% em setembro, comparado com agosto, descontados os efeitos sazonais, de acordo com dados nacionais do varejo apurados pela Boa Vista SCPC.

É a primeira taxa positiva após três meses. Nas contas da empresa, que não inclui vendas de automóveis e materiais de construção, o varejo teve queda de 0,10% em junho, de 1,06% em julho e de 1,18% em agosto.

Na comparação com o mesmo período do ano passado houve alta de 5,2%, a taxa mais alta desde maio. Em 12 meses, o aumento é de 4,7%.

Apesar do resultado positivo, a Boa Vista segue prevendo que o varejo terá crescimento de 4% neste ano, o que implica uma desaceleração na taxa de 12 meses.

Na comparação com agosto, a maior alta ocorreu no segmento de móveis e eletrodomésticos, de 2,6%. A atividade do setor de supermercados, alimentos e bebidas subiu 1,1% em setembro, enquanto o segmento de combustíveis e lubrificantes subiu 0,7%. Apenas o segmento de tecidos, vestuários e calçados teve queda, de 1,7% no mês, feitos os ajustes sazonais.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, todos os segmentos registraram movimento positivo, com destaque para combustíveis (10,1%), seguido por tecidos, vestuário e calçados (9,9%), móveis e eletrodomésticos (7%) e supermercados (3,7%).

SERVIÇOS

Já o setor de serviços teve em agosto seu pior resultado desde janeiro de 2012, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (22) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O crescimento nominal do segmento no mês referido foi de 4,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, taxa inferior a de julho (4,6%) e junho (5,8%).

No acumulado do ano, a receita aumentou 6,7% e, em 12 meses, subiu 7,4% –também as menores taxas da série.


Endereço da página:

Links no texto: