Folha de S. Paulo


Natura diz que relação com consultores é comercial

A Natura afirma, em resposta à Folha, que a relação com seus consultores (revendedores) é "de natureza comercial, não exclusiva, em um modelo de negócios existente há mais de 50 anos no Brasil, e que a venda direta proporciona autonomia e complemento de renda a 2,8 milhões de brasileiros".

Em entrevista publicada neste sábado (18), a cientista social Ludmila Abílio, da PUC Campinas, conta detalhes de seu estudo que mostra que precariedade, falta de reconhecimento caracterizam o cotidiano das revendedoras de cosméticos.

Procurada, a empresa responde que "acredita na força transformadora das relações e no poder da cosmética como meio de conexão com o próprio corpo, com o outro e com a natureza".

A empresa diz que, orientada "por essa crença", busca negócios socialmente justos, ambientalmente corretos e economicamente viáveis para sua rede de relações. Fazem parte dessa rede 1,6 milhão de consultores no Brasil e no exterior, acrescenta.

A Natura informa ainda que oferece a seus consultores acesso a cursos de capacitação e aprendizado, ferramentas que funcionam para o aprendizado de gestão e o lançamento de iniciativas empreendedoras.

"Nossos consultores também recebem apoio técnico e financeiro para a realização de ações sociais em suas comunidades, por meio do Movimento Natura, plataforma que conecta iniciativas transformadoras com pessoas dispostas a colaborar com elas, ao estimular a responsabilidade cidadã dos nossos consultores e fomentar uma cultura de colaboração."

Ainda de acordo com a fabricante de cosméticos, seus consultores "se identificam com os valores da empresa e confiam na marca e na qualidade de seus produtos".


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