Folha de S. Paulo


Mercado reduz pela 9ª vez consecutiva projeção de crescimento do PIB

Economistas de instituições financeiras reduziram pela nona semana consecutiva a projeção de crescimento da economia, mostrou a pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira (28).

A mediana das estimativas para a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) ficou em 0,90%, contra 0,97% na semana anterior.

A projeção para o desempenho industrial neste ano se manteve negativa em 1,15%.

Em relação a 2015, a estimativa de alta do PIB ficou em 1,5%, com a expectativa de crescimento da indústria ainda em 1,7%.

JUROS

Os analistas mantiveram a perspectiva de que a Selic encerrará o ano a 11%, após o Banco Central sinalizar que não reduzirá a taxa básica de juros.

A pesquisa continua mostrando expectativa de que novo ciclo de aperto monetário começará em janeiro de 2015, com alta de 0,25 ponto percentual –estimativa inalterada sobre a semana anterior.

O levantamento foi divulgado depois do BC mostrar, por meio da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), na quinta-feira (24), que o cenário não contempla queda dos juros. Isso, devido a um momento de inflação elevada.

INFLAÇÃO

Os agentes econômicos consultados no Focus reduziram a projeção para o IPCA, inflação oficial do país, em 2014 em 0,03 ponto percentual, a 6,41%. Ainda perto do teto da meta do governo (6,5%).

Para 2015, a perspectiva mediana no Focus para o IPCA foi elevada para 6,21%, contra 6,12% na semana anterior.

Já para os próximos 12 meses, houve ajuste de 0,01 ponto percentual para baixo, a 5,94%.


Endereço da página:

Links no texto: