Folha de S. Paulo


Preços e baixa burocracia tornam o Uruguai alternativa para comerciais

Entre clones, robôs e uma versão de "Girls Just Wanna Have Fun" –sucesso da década de 1980 na voz de Cyndi Lauper–, a paisagem pode não chamar a atenção, mas o comercial do Up!, veiculado atualmente no Brasil, foi gravado em Montevidéu.

Segundo Egisto Betti, sócio e produtor-executivo da Paranoid, responsável pela campanha do carro da Volkswagen, pesaram na escolha da capital uruguaia critérios técnicos, número de diárias, locações e rapidez exigida para a conclusão das filmagens.

"Fazer um filme de cinco diárias, tendo de fechar ruas em São Paulo, seria quase impossível. O fato de o Uruguai ser um país pequeno e voltado para serviços ajuda. Eles levam essa vocação a sério e evitam a burocracia."

A uma distância curta é possível achar opções variadas para locações, como centros urbanos, praias e vilas. Com incentivos fiscais e bom parque técnico, o país foi cenário para campanhas de sorvetes, perfumes e celulares.

Em 2009, um comercial da Saveiro, concebido pela AlmapBBDO e gravado na Colônia de Sacramento fez "chover" pipoca na cidade.

Renato Simões, diretor de criação da agência, ressalta que o casting heterogêneo do país permite criar campanhas universais e com rostos desconhecidos.

Filmado no Uruguai, o comercial "cachorro-peixe", do Volkswagen Spacefox, imagina um carro no qual coubesse tudo o que se pode imaginar, inclusive um animal que não existe. Também da AlmapBBDO, o filme foi premiado em Cannes.

"A verdade é que, mesmo cidades menores de lá são preparadas para receber uma produção. Sem ter que se preocupar com logística e burocracias para autorizações, a equipe ganha tempo para se dedicar aos detalhes do projeto", resume Simões.

*

Veja comerciais recentes gravados no Uruguai:

Veja vídeo

*

Veja vídeo

*

Veja vídeo

*

Veja vídeo

*

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: