Folha de S. Paulo


Netflix faz acordo nos EUA para garantir melhor qualidade de serviço

A Netflix, empresa de vídeo sob demanda, passará a ter uma conexão direta com a provedora de banda larga americana Comcast.

O acordo anunciado ontem deverá garantir aos clientes da Comcast uma qualidade melhor no serviço de "streaming" (que não envolve download) para ver filmes e programas de tevê.

Os valores do acerto não foram divulgados ontem pelas empresas.

As duas empresas negociavam há cerca de um ano um acordo para garantir uma melhor qualidade para o acesso ao serviço.

Segundo o Netflix, a velocidade do "streaming" para os usuários da Comcast estava caindo desde outubro, e ela temia que isso prejudicasse o acesso dos consumidores.

A negociação foi fechada em um momento em que cresce o debate nos EUA sobre a "neutralidade da rede", que proíbe provedores de acesso de cobrar de empresas como Netflix ou YouTube para que seu conteúdo chegue aos consumidores com velocidade ou qualidade superior.

Com mais de 44 milhões de usuários no mundo, a Netflix já havia fechado acordos semelhantes com a Cablevision e com a Cox, outras duas grandes provedoras de internet nos EUA.

O acordo com a Netflix ocorre em meio aos preparativos para a compra da Time Warner Cable pela Comcast por US$ 45 bilhões.

O negócio deve atrair atenção das autoridades que regulam a concorrência, já que a empresa resultante terá quase 30% do mercado de tevê paga nos EUA.


Endereço da página: