Folha de S. Paulo


Cheia no Rio Santo Antônio reduz água em reservatórios do Sul

A cheia no Rio Santo Antônio, no Norte do país, contribuiu para uma queda de dois pontos percentuais no nível dos reservatórios das hidrelétricas no Sul em apenas três dias.

A situação inusitada pôde ser verificada entre os dias 17 e 20 de fevereiro. No dia 18, a Santo Antônio Energia, responsável pela responsável pela hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, pediu ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) autorização para desligar, por razões de segurança, 11 das 14 turbinas, por causa da enchente do Rio Madeira, onde fica a usina.

Com a decisão, a água passa a verter livremente, sem a resistência das turbinas, e, por isso, mais rapidamente, diminuindo o ritmo de acúmulo e o risco de enchente. O nível de água do rio chegou a 18 metros, considerado pico histórico.

Com o desligamento, a geração de energia elétrica pelas duas usinas do Rio Madeira, Santo Antônio e Jirau, caiu de 600 MW médios para 200 MW médios.

O Sul, que vinha recebendo diariamente cerca de 500 MW médios pelo sistema de linhas de transmissão da usina, precisou compensar a energia não enviada, em parte, com geração hidrelétrica da região e também com uma pequena parte do Sudeste e Centro Oeste. Nesse período, a demanda do Sul crescia 7%, de 11.739 MW para 12.600 MW.

Assim, nas usinas do Sul, a geração hidrelétrica subiu 15%, de 7.780 MW médios para 8.943 MW médios.

No Sudeste e Centro Oeste, que conseguiram reduzir o ritmo de ressecamento dos reservatórios com as chuvas dos últimos dias, o impacto ainda não foi relevante, uma vez que o nível permaneceu na faixa de 35,3%, até o dia 20.

Já no Sul, que havia passado três dias de estabilidade, na faixa dos 43%, o nível de água caiu de 42,5% para 40,2%, entre os dias 17 e 20.

Outra parte da queda de envio da energia para o Sul vem sendo compensada pelas usinas termelétricas locais, conforme mostra boletim disponível pelo ONS. Entre 17 e 20 de fevereiro, a geração térmica na região passou de 1.588 MW médios para 1.808 MW médios, ou 14% a mais.

Ninguém na Santo Antônio Energia foi encontrado para comentar a decisão.


Endereço da página: